Quem nunca sofreu por amor saiba que isso um dia pode acontecer com você. Nem sempre as pessoas parecem ser aquilo que são, nem sempre nós nos conhecemos o suficiente, nem sempre os relacionamentos tomam o rumo que esperamos. Assim é a vida, Assim é o amor. Muitas vezes, porém, quando nosso pobre coração se parte – seja por desilusão amorosa, seja porque você não teve maturidade suficiente, seja porque a pessoa não era tudo aquilo, seja porque a pessoa te traiu… são muitas variáveis. Mas o que não muda é aquele sentimento de mágoa que fica. Será que dá pra esquecer?
Esquecer não é um bom negócio
Tem gente que logo após o término de uma relação já sai queimando tudo aquilo que era presente do outro ou que lembrasse o outro, como se isso a fizesse superá-lo mais rápido ou a esquecer. Acontece que nossa memória – salvo algumas exceções de pessoas que tiveram experiências traumáticas ou possuem alguma doença degenerativa – não foi programada pra esquecer. Muito menos nosso coração.
Enquanto seu coração se aperta no peito, seu cérebro fica tentando convencê-lo de que foi melhor assim e tudo mais. Além disso, é até desrespeitoso tentar esquecer alguém que, feliz ou infelizmente, fez parte de algum momento da sua vida. Todas as pessoas que compartilharam de algum período da gente têm lá a sua importância. Sendo assim, não vejo motivo para se esquecer de alguém, mesmo que esse alguém só lhe tenha feito mal.
Esquecendo um amor
1. É quase a mesma coisa do que ficar de luto. Se você não passa por esse processo de ficar triste, deprimido, revoltado e chorar tudo o que tem pra chorar, você não ficará 100% pronto e nem será capaz de enxergar as outras oportunidades que surgirão na sua frente.
2. Durante esse tempo, é importante tirar um tempo pra si mesmo (a), colocar seus hobbies de volta à ativa, sair mais com os amigos, topar programas diferentes, ou então ficar em casa sozinho(a) vendo um filme.
3. A relevância disso tudo é que você talvez precise de um tempo pra perceber que tinha uma vida antes da pessoa, e que o mundo não parou de girar só porque a tal pessoa te magoou. Se você era feliz antes, certamente voltará a ser. É preciso se redescobrir e se amar. Só aí é que você dá o primeiro passo para seguir em frente.
Tudo passa….
É clichê, mas é bem verdade. Por mais desesperador que pareça no começo, você percebe que, ao longo dos dias ficará mais fácil lidar com a mágoa que você sente. E como num passe de mágica, ela se transforma em superação. Quando isso acontece, você é capaz de perdoar e de finalmente colocar um ponto final nos sentimentos ruins que se sentia.
A partir daqui, você olha pra trás e consegue enxergar a situação toda com outros olhos. Talvez você olhe e diga “putz, ainda bem que acabou” ou então “foi a pessoa certa para o momento certo”. Felizmente é assim que funciona.
Poucas histórias tem um final feliz. É como dizem… O caminho é tão, senão mais importante do que a chegada. Então, por mais que tenha doído e por mais que doa no presente, guardar mágoas só faz mal a nós mesmos. E não esqueça. Nosso passado importa tanto quanto nosso presente. E preocupe-se menos com o futuro. Aproveite tudo o que puder e faça tudo o que tem pra fazer antes que seja tarde. Quanto ao coração partido? Fique tranquilo(a). Ele sabe e vai se curar sozinho.
(DonaGirafa)