x

Delícias de inverno que não comprometem a silhueta!

Pizza
Se a fome aumenta no inverno, a vontade de sair de casa diminui. Eis um convite à pizza delivery. Um pedaço de marguerita ou napolitana tem 381 calorias e 17 g de gordura. Prefira mussarela de búfala com rúcula e tomate seco (296 calorias e 14,5 g de gordura), frango (215 calorias e 7 g de gordura) e atum (292 calorias e 7 g de gordura). Paula Crook recomenda consumir no máximo dois pedaços. "O excesso de consumo de farinha branca causa sobrepeso, resistência à insulina e diabetes tipo 2." 

Chocolate
Quando o assunto é vida saudável, quem ganha o troféu é o amargo, menos calórico e gorduroso que o branco e o ao leite. Coma sem culpa 30 g por dia, equivalentes a quatro tabletinhos. Se a sua tentação for o chocolate quente, prepare uma receita magra (104 calorias e 2,6 g de gordura, ante 200 calorias e 5 g de gordura da versão tradicional). Use leite desnatado e chocolate em pó, em vez de achocolatado, e dispense gema de ovo (65 calorias e 8 g de gordura) e amido de milho (104 calorias em 40 g).

Feijoada
Você não precisa abrir mão dela se escolher as carnes certas. Elimine toucinho, costela e carne-seca, calóricas e gordurosas. Prefira opções mais magras, como o lombo suíno e a linguiça fresca. Uma porção de toucinho, por exemplo, tem 296 cal e 30 g de gordura, contra 88 cal e 4 g do lombo. "Ao refogar as carnes, use não mais do que 1 colher de sobremesa de azeite", sugere Paula. 

Sopa
Está aberta a temporada de sopas com creme de leite, bacon e queijo. As receitas são deliciosas, claro, mas calóricas e gordurosas. Há outros ingredientes menos óbvios que você também deve evitar. "Batata, mandioquinha, macarrão e arroz liberam na corrente sanguínea uma grande quantidade de glicose", diz a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo. "Esse processo ativa a produção de insulina, relacionada a excesso de peso e diabetes." Substitua-os por batata-doce, cará e inhame, que fazem com que a glicose seja metabolizada pelo organismo mais lentamente. Ou engrosse o caldo com cenoura e abóbora. Na canja, substitua o arroz por couve-flor, rico em flavonoides, antioxidante que inibe a produção do LDL (colesterol ruim).
Fondue
Sim, a gente quer comer o de queijo e logo emendar o de chocolate. Mas saiba que 1/2 xícara do fondue salgado tem 513 calorias e 34 g de gordura, enquanto o do doce tem 447 calorias e 30 g de gordura. As versões com carne também podem sair pela culatra. Quando aquecido, o óleo que frita a carne passa de insaturado (bom para o coração) para saturado, aquele cujo consumo está relacionado a doenças cardiovasculares e obesidade. A saída é o fondue oriental, no qual filé-mignon e peito de frango são cozidos em água fervente com temperos como salsinha, cenoura, alho-poró, louro e pimenta. Para o molho, troque a maionese por esta receita da nutricionista Liliane Moitinho, do Rio de Janeiro: 200 g de ricota, 1/2 copo de iogurte natural, 100 ml de leite, um punhado de azeitonas verdes ou pretas picadas e um fio de azeite. Uma colher de sobremesa tem 10 calorias e 4 g de gordura. Não abre mão do fondue de queijo? Paula Crook ensina uma versão com 150 calorias e 8 g de gordura por 1/2 xícara. 


Quentão ou vinho quente?
Se você está preocupada com a boa forma, escolha o quentão. Um copo de 100 ml tem 120 calorias, menos da metade do vinho quente (294) por levar 50% da quantidade de álcool e dispensar açúcar. "Em 250 ml de vinho quente, há 1/4 de xícara de açúcar branco", diz Paula Crook.



Comentar

Postar um comentário

ShareThis

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...