Quem já não passou pela situação de acordar de manhã e ser surpreendido por uma espinha gigantesca no rosto? Na noite anterior estava tudo bem! Há duas opções: ignorar a dita cuja e seguir em frente ou arregaçar as mangas e tentar controlar o estrago. Quanto antes você começar a tratar o problema, maiores serão as chances desse “vulcão em erupção” se acalmar e até mesmo regredir. Experimente as dicas a seguir.
Experimente o tradicional creme para acne Acnase. Ele possui peróxido de benzoila em sua formulação, o qual mata as bactérias que causam a acne.
Há várias marcas de gel com ácido salicílico na composição, outro ingrediente poderoso contra as bactérias. A linha Clean & Clear da Johnson é uma delas.
Com o rosto lavado e seco, aplique na espinha antes de ir dormir.
Um remédio econômico é usar creme dental. Ele contém sílica, a mesma substância encontrada naqueles pacotinhos de absorver a umidade em remédios.
Não custa ver se funciona na sua pele - pode ser que o creme dental seque a espinha ou a faça diminuir.
Só não use cremes dentais que contêm lauril éter sulfato de sódio. Essa substância irrita a pele e pode causar vermelhidão.
Esmague um comprimido de aspirina. Vá amassando e acrescentando gotas de água até formar um creme. Aplique sobre a espinha com um cotonete. Deixe secando durante a noite enquanto você dorme. A aspirina é um ati-inflamatório que pode ajudar a desinchar a espinha, tornando-a mais discreta.
Os adstringentes podem dar uma mãozinha. Eles fazem com que os poros se contraiam e fiquem menores. Procure marcas que tragam agentes antibacterianos. Aqui vão algumas sugestões:
Adstringentes industrializados. Procure um que contenha peróxido de benzoila ou ácido salicílico na fórmula. O adstringente de limpeza profunda Pure Zone da L´Óreal é um deles.
Adstringentes caseiros:
Suco de limão. O ácido cítrico da fruta mata as bactérias causadoras da acne e ainda fecha os poros. Passe uma fatia de limão gentilmente pelo rosto. Mas faça isso à noite, pois em contato com o sol, a pele pode ficar com uma mancha bem escura.
Casca de banana. A casca de banana ajuda a desinchar picadas de insetos e pode diminuir o tamanho da sua espinha. Passe suavemente a casca pela área afetada.
Chá verde. Você já deve ter ouvido falar dos poderes anti-oxidantes e rejuvenescedores desse chá. Pois bem, ele também tem propriedades adstringentes. Lave o rosto com o chá verde e não enxágue.
Diminuindo a vermelhidão
Coloque gelo na área afetada. O gelo desacelera a circulação de sangue na área, promovendo o desinchaço. Você pode colocar o gelo diretamente sobre a pele ou enrolá-lo com uma toalhinha.
Experimente colírio. Os colírios que visam reduzir a vermelhidão nos olhos (Cristalin, por exemplo) podem ajudar a diminuir a irritação causada pela acne. Pingue um pouco de colírio em um cotonete e passe na espinha.
Para potencializar o efeito do colírio, deixe-o na geladeira por uma hora antes de usar.
Experimente usar anti-histamínicos naturais. Eles impedem que a pele inche, daí o seu amplo uso no tratamento de alergias.
Mamão. Passe a casca suavemente sobre a espinha. Deixe secar. Lave o rosto em seguida.
Gengibre. Faça um chá com 3 fatias de gengibre para meio litro de água. Deixe esfriar. Umedeça uma bola de algodão com o chá e faça compressas na espinha.
Manjericão. Faça um chá bem forte, deixe esfriar e faça compressas.