A resposta mais óbvia é "procure um dermatologista"! Ele vai analisar as características da sua pele, te perguntar sobre a sua rotina e te dar a resposta certeira, que irá guiar todas as suas escolhas de cosméticos desse dia em diante!
Mas afinal, dá para descobrir "qual o seu tipo de pele" sem ir ao dermatologista? Dá sim! Você é a pessoa que sabe mais sobre a sua própria pele, e se fizer as perguntas certas para você mesma, vai ficar fácil descobrir!
A nossa pele se comporta de forma diferente conforme as estações do ano, por isso não dá para dizer que ela é uma coisa só e pronto! É preciso que você faça uma análise a longo prazo, e saiba sentir as variações da sua própria pele para acertar na escolha dos produtos para trata-la!
Se sua pele brilha e produz óleo natural mesmo no inverno, na certa ela é uma pele oleosa, ou no máximo uma pele mista! Se esse brilho e óleo atinge regiões específicas enquanto outras regiões são opacas... então ela é uma pele mista!
Se sua pele for seca no inverno, ainda tem esperanças... não é certo rotula-la como uma pele seca! Afinal no inverno, dependendo da umidade do ar, a pele e cabelos tendem a ficar mais secos normalmente! O que você deve fazer é trata-la como uma pele mista e esperar até a próxima estação para avalia-la novamente e descobrir qual a qualificação melhor para ela!
É normal que você tenha um tipo de pele em cada estação! Pois as condições climáticas e também o tipo de alimentos consumidos mudam de estação para estação! Saber identificar isso e ser sensível às mudanças da sua pele pode ser muito bom na hora de trata-la! Escolher produtos adequados para cada situação fará toda a diferença!
![]() |
Foto: http://frambour.com.br/2013/04/entenda-seu-tipo-de-pele/ |