MULHER PRECISA DE PRELIMINARES SEMPRE? Não é bem assim, segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite do Ambulatório de Sexu@lidade Feminina da Unifesp. “Se ela já estiver exc!tada, por exemplo, após ver um filme er0tico, com muita saudade do namorado ou com alguma fantasia de trans@r em um local diferente, uma rapidinha pode cair muito bem”.
TODA MULHER SENTE DOR E TEM SANGRAMENTO NA PRIMEIRA VEZ? Não. “Se a mulher está realmente querendo trans@r e exc!tada, pode não sentir dor”, conta a ginecologista Carolina Ambrogini. O sangramento também não é obrigatório. Isso varia de mulher para mulher. “O sangramento se dá devido à ruptura de uma membrana, o hímen, que, na maioria dos casos, é bastante frágil. Sangrar mais ou menos varia de acordo com a mulher e está relacionado à tranquilidade com que essa primeira relação ocorre”, afirma a terapeuta sexu@l Isabel Delgado.
HOMEM SÓ TEM ORG@SMO QUANDO EJ@CULA? Não. Normalmente, o org@smo e a ej@cul@ção são dois processos que acontecem ao mesmo tempo, mas não é uma regra. “Em algumas ocasiões pode haver o prazer sem sair liquido algum. Isso ocorre, por exemplo, após uma cirurgia da próstata ou quando o líquido que contém os espermatozoides escorre em direção à bexiga [ej@culação retrógrada]“, diz o urologista Ricardo Felts de la Roca. Também é comum em certas situações de estresse o homem interromper o goz0 e sentir prazer sem a saída do liquido sem!nal. Se ocorre com frequência, é preciso consultar um médico.
HOMEM EXAGERA QUANDO DIZ QUE SENTE DOR SE NÃO TRANS@R COM REGULARIDADE? Nem sempre. Pode haver incômodo, sim. O acúmulo dos espermatozoides nos test!culos leva a um aumento na sensibilidade testicular, devido a um aumento na pressão dentro de delicados túbulos. Pode ocorrer, ainda, uma sensação de peso dentro da uretra e uma certa dificuldade na micção, pelo aumento do volume da próstata.
PARTO NORMAL ALTERA A ELASTICIDADE DA V@GINA? Não. O que pode acontecer, dependendo de como o parto normal é feito, é a ruptura dos ligamentos que existem ao redor da v@gina, o que pode causar flacidez, segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, médico do Hospital Sírio-Libanês. “A v@gina é um órgão elástico, e tem que ser assim para permitir a passagem da cabeça do bebê. Essa elasticidade é natural e pode ser rompida em algumas situações, como, por exemplo, em um parto v@ginal prolongado, quando a cabeça do bebê fica presa por muito tempo, ou quando a criança é muito grande, a ponto de ultrapassar a capacidade de dilatação. Na menopausa, porém, por questões hormonais, essa elasticidade vai diminuindo”, explica o médico .
SE O HOMEM TEM PRAZER NA REGIÃO AN@L ELE TEM TENDÊNCIAS HOMOSSEXU@IS? Não. Segundo a terapeuta sexu@l Arlete Girello Gavranic, coordenadora do curso de pós-graduação em Educação e Terapia Sexu@l do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (Isexp), a região é rica em terminações nervosas. “Ao introduzir dedos ou brinquedos erótic0s no parceiro, a mulher consegue estimular sua próstata, o que proporciona um prazer intenso ao homem. É uma experiência que pode ser interessante para o casal e que não tem nada ver com homossexu@lidade”, afirma.
O CORPO DA MULHER MUDA APÓS A PRIMEIRA RELAÇÃO SEXU@L? Isso não passa de um mito. “As pessoas associam a mudança com a primeira vez porque, geralmente, as meninas perdem a virgindade durante a adolescência, época em que o corpo está passando por mudanças”, afirma a ginecologista Rosane Rodrigues.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE É 100% EFICAZ? A pílula do dia seguinte é capaz de impedir a gravidez na maioria dos casos, mas não é totalmente garantida. A sua eficácia é maior quanto mais precocemente for tomada a primeira dose (95% nas primeiras 24 horas; 85% entre 25 e 48 horas e 58% entre 49 e 72 horas). “Um outro fator que diminui a chance da pílula do dia seguinte dar certo é usá-la mais de uma vez em um mesmo ciclo. Por esse motivo, ela não deve substituir os métodos anticoncepcionais de uso regular”, explica a ginecologista Rosane Rodrigues.
SEX0 DURANTE A MENSTRUAÇÃO NÃO ENGRAVIDA? Não necessariamente. “O risco de engravidar no período menstrual existe, sim, caso o casal não faça uso de nenhum método preventivo”, conta a ginecologista e obstetra Barbara Murayama. Algumas mulheres com o ciclo desregulado podem alcançar o pico do período fértil justamente durante a menstruação. É raro, mas não é impossível.
A MULHER QUE TEM ATIVIDADE SEXU@L FREQUENTE PERDE ELASTICIDADE? De jeito nenhum, pois a v@gina é formada por uma musculatura flexível. No entanto, com a idade, por conta da menopausa, a diminuição da produção de hormônios no organismo a torna um pouco menos elástica”, de acordo com a ginecologista Rosane Rodrigues.curso contabilidade.